edição digital

Politécnico de Leiria premiado por cooperação com a China

08/02/17 ATUALIDADE Imagem

O instituto superior de ensino português foi distinguido com o Galardão Relação Intercultural

O reconhecimento advém da cooperação desenvolvida pelo Politécnico de Leiria com a China. Todos os anos, na sua Festa do Ano Novo Chinês, a Liga dos Chineses em Portugal entrega galardões às instituições e personalidades que contribuíram para uma melhor relação entre Portugal e a China. Aquele organismo da comunidade chinesa em Portugal considerou que o IPLeiria foi “um grande impulsionador neste trabalho, muito merecedor desta distinção”.
A aposta do Politécnico de Leiria nas relações com a China começou em 2006, com o lançamento da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, única no País a decorrer em três pontos do globo: Leiria, Macau e Pequim - na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria), no Instituto Politécnico de Macau e na Universidade de Línguas e Cultura de Pequim. “Hoje o Politécnico de Leiria conta com parcerias com instituições de ensino superior de cinco regiões da China: Macau, Pequim, Hainan, Jiangxi, e Sichuan”, informa o IPLeiria num comunicado.
No atual ano letivo, esta instituição e ensino tem cerca de 130 alunos chineses a aprender português, provenientes das universidades parceiras, bem como 102 estudantes portugueses a aprender chinês, 50 dos quais se encontram na China ao abrigo dos programas de intercâmbio.
Além da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, para portugueses e chineses, o Politécnico integra estudantes chineses das licenciaturas em Relações Comerciais China-Países Lusófonos (do Politécnico de Macau), em Língua e Cultura Portuguesa (da Beijing Language and Culture University), em Estudos Chineses, Portugueses e Ingleses (da Chengdu Institute Sichuan International Studies University), e em Língua Portuguesa Aplicada (licenciatura do IPLeiria, dirigida a estudantes internacionais).
Atualmente, há ainda cinco docentes chineses a lecionar na ESECS e cinco docentes do IPLeiria a lecionar em Macau e Pequim. Bienalmente o Politécnico de Leiria organiza a icónica conferência ‘Pontes Europa-China’ em conjunto com o Politécnico de Macau e a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim.
Paralelamente, o Politécnico de Leiria contribui para a abertura da comunidade à cultura chinesa, nomeadamente através de vários eventos culturais, workshops e cursos livres, dirigidos aos empresários com interesses na China e ao público em geral, pode ler-se ainda no comunicado
A decisão de atribuição do Galardão Relação Intercultural ao instituto superior de ensino leiriense teve o apoio unânime do Conselho de Mérito e Reconhecimento da Liga, constituído por representantes da Liga, da Fundação Jorge Alvares, do Instituto para a Cooperação e Desenvolvimento Portugal Oriente, da Associação Industrial e Comercial dos Chineses em Portugal, da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado para a Migração, da Camara para a Cooperação e Desenvolvimento dos Chineses em Portugal, da Câmara do Comercio de Guizhou, assim como um representante da sociedade civil e do patrocinador oficial das comemorações do Ano Novo Chinês.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo