edição digital

Associação Portuguesa de Weilheim-Teck celebra 36 anos com grande festa

08/02/17 COMUNIDADES Imagem

Muita musica e a eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha 2017, na cidade de Weilheim-Teck

Manuel Abrantes foi para Weilheim-Teck, na Alemanha, em busca de uma vida melhor, objetivo comum à maioria dos portugueses que emigraram ao longo das últimas décadas e que continuam a fazê-lo nos nossos dias. O que não sabia na altura, era que se tornaria presidente de uma associação portuguesa que este mês celebra mais de três décadas de fundação. Em Portugal já fazia parte de uma instituição similar na sua terra, perto da Guarda. Na Alemanha jogava futebol nos tempos livres, o que o levou a conhecer melhor os compatriotas que viviam na cidade e a tomar conhecimento da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck.
“Fundada em 1981, esteva fechada por cinco anos, mas entretanto abriu com novas instalações e integrei logo essa primeira direção. Mantém-se desde então no mesmo local e tem diversificado a sua oferta de atividades à comunidade portuguesa da cidade e das localidades em volta”, alegra-se.
“Começamos a impulsionar a associação, a trazer cantores, a organizar festas e os sócios foram-se animando. Por volta de 2006, convenceram-me a candidatar-me à presidência da associação, fui eleito e assumo o cargo desde então”, recorda ainda.
Atualmente, a direção é composta por por Manuel Abrantes, Sérgio Santos, Emanuel Portela, Ricardo Azevedo, Giuseppe Almeida, José Alexandre Cardoso, Abílio Gouveia, Vítor Gouveia, José Manuel, Carlos Marcos, Jorge Guimarães e Alberto Cabral. Além desta equipa, Manuel Abrante refere ainda Manuel Loureiro, “que fez parte da direção e está sempre conosco quando é preciso” e os 33 sócios que trabalham no bar, em grupos de três elementos que ajudam a manter a instituição aberta aos fins-de-semana.
“Eu posso ser o presidente, mas o sucesso está no modelo que adotámos no trabalho em grupo, com muita união e espírito de sacríficio”, assegura. “Na região de Baden-Württemberg esta é uma associação tem um certo registo, um certo nome, as pessoas sabem bem qual é esta instituição e que trabalha como deve ser”, acrescenta Manuel Abrantes assumindo que a instituição tornou-se no ponto de encontro dos portugueses, não apenas da cidade de Weilheim-Teck, mas de outras localidades ao redor.
E esta associação - que se mantém aberta fruto do empenho de muitos e do carinho da comunidade - irá celebrar 36 anos de fundação, a 11 de fevereiro, com uma grande festa que tem lotação esgotada já há quase um mês.
O espaço de festas do Linburghalle, com capacidade para cerca de 800 pessoas, vai ser palco de três concertos que prometem muita música para dançar e ainda da eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha de 2017 - os pontos altos de uma celebração que promete seguir pela noite dentro.
“Virão autocarros de Munique, de Reutlinger, portugueses de Frankfurt e de outras localidades. As pessoas gostam destas festas, porque são diferentes. Temos um ecran gigante onde iremos projetar, logo no início da festa, um pequeno filme com os eventos que organizamos em 2016”, revela Manuel Abrantes.
O programa continuará com a atuação de um grupo dança, a que se seguirá o início do Miss Queen Portugal-Alemanha, com direito a passadeira vermelha para as candidatas, que farão várias apresentações. Pelo meio atuam a dupla Ricardo e Henrique, a cantora Elena Correia e, a fechar, o cantor Sérgio Rossi.
A festa terá ainda a presença do Cônsul de Portugal em Estugarda, Jose Carlos dos Reis Arsenio, que deverá integrar o juri do concurso de beleza.

A beleza lusodescendente
São 14 as concorrentes ao Miss Queen Portugal-Alemanha de 2017, que este ano terá lugar em Weilheim-Teck, e será um dos pontos altos da festa dos 36 anos da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck, numa parceria com a Associação Marias Corações de Portugal. “Fomos convidadas pela direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck e associamo-nos com muito gosto, porque achamos interessante as associações portuguesas fazerem parcerias e, da nossa parte, achamos importante levar este consurso de beleza a diferentes locais da Alemanha, já que as candidatas vêm de várias cidades e diferentes regiões ”, afirma Maria do Céu Kosemund, presidente da Marias Corações de Portugal, que organiza o concurso de beleza em parceria com o Miss Queen Portugal há já quatro anos.
A comunidade portuguesa naquele país foi a primeira a ter uma representante neste concurso de beleza. “A primeira lusodescendente a participar no Miss Queen Portugal, era da Alemanha”, orgulha-se Maria do Céu. Este ano, as candidatas farão quatro desfiles.
“O primeiro será a apresentação das concorrentes. Depois irão desfilar com uma roupa desportiva, a que se seguem os desfiles em fato de banho e por fim em vestido de cerimónia”, explica Maria do Céu Kosemund, revelando ainda uma novidade: este ano, a ‘Linha Simples’, loja de roupas de noivos e de cerimónia no Montijo, da empresária Lina Barrada, ofereceu à vencedora, o traje de gala com que irá se apresentar no Miss Queen Portugal, no mês de setembro.
As candidatas são oriundas de várias zonas da Alemanha, como Munique, Colónia, Mains, Frankfurt, Estugarda, entre outras. Em comum, o facto de serem lusodescendentes e saberem comunicar em português, para além de alemão.
“Queremos que saibam falar, mesmo que o português não seja fluente. As vencedoras representam também Portugal, já que são oriundas de comunidades portuguesas neste país, e não faz sentido não saberem comunicar em português”, afirma Maria do Céu Kosemund, que diz ser ainda importante à candidata representante da Alemanha, saber responder às perguntas que lhe fizerem em Portugal.
As portas do Linburghalle abrem-se às 17h e as atuações começam às 19h com a divulgação do vídeo e a apresentação do grupo de dança.
“A festa seguirá pela noite dentro, já que temos salão até às três da manhã”, promete Manuel Abrantes, assegurando que a direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck, quer, acima de tudo, que esta festa leve um pouqinho de Portugal aos seus nacionais radicados na Alemanha.
“Vem muita gente de fora, algumas a viver a 200 ou 300 quilómetros daqui. É uma festa que exige uma grande organização e um grande orçamento, já que temos vários gastos, mas é feita com muito prazer, para dar prestígio à associação e trazer alegria aos portugueses”, finaliza Manuel Antunes.
Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo