edição digital

V. Pouca de Aguiar vai construir um balneário termal para exploração das águas do Cardal

07/02/17 REGIONAL Imagem

O presidente da Câmara quer "um balneário termal, moderno e inovador que promova o turismo e a afluência de aquistas"

A Câmara anunciou esta semana que quer avançar com a construção de um balneário termal para explorar as águas do Cardal, um projeto de sete milhões de euros que inclusivamente já foi apresentado ao Governo.
O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, referiu que se pretende “implementar um balneário termal que seja uma referência na Península Ibérica”. “Um balneário termal, moderno e inovador que promova o turismo e a afluência de aquistas tornando novamente Pedras Salgadas na rainha das termas”, sustentou o autarca.
O projeto envolve também as juntas de freguesia locais.
“Com verbas a rondar os sete milhões de euros, a construção do balneário permitirá a criação de vários postos de trabalho na região”, acrescentou ainda Alberto Machado.
A intenção do município de explorar as águas do Cardal surgiu depois de, em 1991, aquando de execução de uma pesquisa para o reforço de abastecimento e água à localidade de Sabroso de Aguiar, ter verificado que a água encontrada não era natural mas sim mineral gasocarbónica.
Posteriormente foi pedido à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, um estudo sobre a “Promoção e Valorização do Recurso Hidromineral Gasocarbónico do Cardal”.
A autarquia disse que está agora “garantida a qualidade da água para fins terapêuticos ou exploração industrial”.
Ainda durante este mês de fevereiro, o município vai solicitar um parecer à Direção Geral de Saúde e, de seguida, estará em condições de efetuar pedido de concessão de exploração à Direção-Geral de Energia e Geologia.
Esta semana, os autarcas de Vila Pouca de Aguiar reuniram com representantes do Ministério da Economia e a espanhola Confederación Hidrográfica del Duero para falarem sobre a concessão de exploração de água mineral da zona do Cardal com vista ao desenvolvimento termal. “Precisamos agora do apoio dos Estados português e espanhol no que concerne a estabelecer uma gaveta financeira nos fundos de coesão para o termalismo, pois a nossa vontade e o trabalho fundamentador já o temos”, frisou Alberto Machado.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo