edição digital

Caritas Portuguesa levou um pouco mais de calor aos refugiados

07/02/17 ATUALIDADE Imagem

A campanha teve uma curta duração, devido à urgência da situação vivida pelos refugiados no leste e Sul da Europa

Teve como lema «Levo calor aos refugiados» e foi lançada a nível nacional pela Cáritas Portuguesa. A campanha teve uma curta duração, devido à urgência da situação vivida pelos refugiados no leste e Sul da Europa, provocada pelo frio extremo que veio agravar as já difíceis situações de vida daquela população.
“Durante a noite, as temperaturas baixam até aos -20º em algumas zonas. Milhares de refugiados dormem em barracas feitas de pano dos sacos que, outrora, lhe levou arroz ou farinha. Porque são tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou edifícios abandonados e muitos não resistem a estas duras condições. Se, nos últimos anos, tivessem tido acesso a comida mais calóricas, os organismos suportariam melhor. E as crianças na fragilidade das suas condições físicas? Povo de Portugal ajudemos estes pobres seres humanos a defenderem-se desta agressão natural. Levemos-lhes o calor do nosso donativo que é tão somente a expressão do calor do nosso coração”, apelava o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, na apresentação da campanha.
Apesar do pouco tempo, foi bem sucedida. “A campanha de angariação de donativos, dirigida a toda a população portuguesa, encerra com um saldo de 11.717,75 euros”, informa agora esta organização oficial da Igreja Católica em Portugal.
A campanha teve por objetivo prestar apoio a 250 famílias mais vulneráveis com distribuição de lenha, apoio no pagamento de fatura de eletricidade, comida e artigos de higiene, entre outros, bem como distribuição de roupas quentes e cobertores a 200 refugiados que se encontrem dentro e fora dos campos de refugiados. “Perante o apelo de ajuda que nos chegou a partir das Cáritas locais não quisemos ficar indiferentes e à situação e confiámos, como sempre, na generosidade do povo português que, mais uma vez, respondeu dentro das suas possibilidades,” explicou Eugénio Fonseca.
Para além do apelo à população a Cáritas Portuguesa dirigiu também um apelo ao setor privado abordando diretamente algumas empresas portuguesas na expetativa de que possam também elas dar o seu contributo. “Acreditamos que muitas empresas que vão conseguindo sobreviver às dificuldades da atual economia também podem e querem dar este contributo e estamos a contar com elas”, lembrou Eugénio Fonseca. Como o objetivo é angariar 32.500 euros para apoiar estas comunidades mais vulneráveis, a Cáritas está ainda aberta à receção de donativos empresariais.
A Cáritas Portuguesa tem como missão o desenvolvimento humano e a defesa do bem comum, através da animação da Pastoral Social, intervindo em ordem à transformação social, fomentando a partilha de bens e a assistência, em situações de calamidade e emergência.
Organização oficial da Igreja Católica em Portugal para a caridade social, foi instituída pela Conferência Episcopal Portuguesa em 1945

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo