edição digital

Reguengos de Monsaraz faz obras de preservação na vila medieval

07/02/17 REGIONAL Imagem

Obras incidem na recuperação de parte das muralhas e na criação de um percurso pedestre no interior e no exterior do castelo

Este projeto do município de Reguengos de Monsaraz, no valor de 1,36 milhões de euros foi candidatado ao programa ‘Alentejo 2020’ e vai ser comparticipado a 75 por cento pelo FEDER. Vai permitir finalizar a recuperação estrutural das muralhas da vila medieval e criar um percurso pedestre no interior e no exterior do castelo, junto à Barbacã, com ligação ao Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz.
“As intervenções têm como objetivo recuperar e preservar o património, mas também assegurar a sua promoção e dinamização, valorizando-o e reforçando a cultura como um fator de desenvolvimento”, informa uma nota divulgada pelo executivo municipal. Mas as obras servirão também para ajudar a aumentar a oferta turística e a melhoria do bem-estar da população.
As obras integram a reabilitação do caminho da Barbacã exterior, o desenho de uma proteção ao longo da Rua da Guarda, a articulação entre a Porta de Évora e o Caminho da Barbacã, a reabertura da Porta Sul do Castelo e a sua ligação à Barbacã Sul e a recuperação do pátio da Casa da Inquisição e a sua união ao Castelo

Uma maravilha de Portugal
Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história daquela região, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história. No séc. VIII, Monsaraz caiu sob domínio do Islão através das invasões muçulmanas que ocuparam grande parte da Península Ibérica. Passou a designar-se ‘Saris’ ou ‘Sarish’ e a pertencer ao reino de Badajoz, um dos maiores e mais importantes focos da cultura árabe.
Em 1167, foi conquistada aos muçulmanos pelos homens de Geraldo Sem Pavor, mas após a derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz, caiu novamente em poder dos árabes e só foi reconquistada em 1232, por D. Sancho II apoiado por cavaleiros templários. Após a Restauração de 1640, a vila recebeu importantes acrescentos táticos, como o levantamento de uma nova cintura de muralhas, tornando-se numa poderosa ‘cidadela inexpugnável’, interligada com o sistema defensivo de Elvas, Juromenha, Olivença e Mourão. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu, mas em 1838 a sede de Concelho foi transferida para Vila Nova de Reguengos, onde se mantém até hoje. As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946 e em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo