edição digital

Casa Fundação Luís Figo vai nascer em Algés

31/01/17 ATUALIDADE Imagem

Quer uma resposta a nível nacional às necessidades das famílias, crianças e jovens em risco social ou que manifestem doença mental, dificuldades no desenvolvimento ou condição de deficiência

O protocolo foi assinado entre as três entidades que tornarão possível a obra: a Fundação Luís Figo, a Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (EMDIIP) e o município de Oeiras. Na cerimónia de assinatura do protocolo e de apresentação da Casa estiveram presentes, Paulo Vistas, Presidente da C.M. de Oeiras, André Rica, Presidente da EMDIIP, bem como Luís Figo, enquanto Presidente da sua Fundação e mentor do projeto.
Trata-se de um sonho antigo da Fundação Luís Figo que, enquanto promotora do projeto, contribui com 500 mil euros para a transformação do espaço da antiga Escola Sofia de Carvalho, cedido pela Câmara Municipal de Oeiras em regime de comodato à EMDIIP, doando também a autarquia 250 mil euros para a requalificação do espaço. Será a EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce a IPSS responsável pelo planeamento das respostas sociais e pela gestão do funcionamento da Casa, sob direção conjunta das duas instituições.
A Casa Fundação Luís Figo terá múltiplas valências: um Lar de Infância e Juventude, com capacidade para acolher até 30 jovens entre os 12 e 18 anos; um Centro de Apoio Familiar e Acompanhamento Parental (CAFAP), dando apoio a mais de 100 famílias; um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com capacidade para 40 crianças; e, por fim, um Centro de Investigação e Avaliação (CIA) que acompanhará cerca de 250 crianças.
Para Luís Figo, “Este foi um dia muito importante para a minha Fundação, pois representa o primeiro passo para a concretização de um sonho antigo: a materialização de um projeto que integra multivalências num mesmo espaço. A Casa Fundação Luís Figo, com o apoio da Câmara de Oeiras e a gestão experiente da EMDIIP, pretende estabelecer uma cooperação estreita com entidades e serviços da comunidade vocacionados para a prestação de apoios adequados às necessidades das famílias, das crianças e dos jovens, designadamente nas áreas da educação, saúde, da justiça, da segurança social, do emprego e da formação profissional. Para nós, esta Casa representa um grande desafio, pois vem ao encontro do principal objetivo da Fundação, sempre presente, de continuar a realizar um trabalho criterioso, consistente e credível, com base nas premissas de solidariedade, igualdade, e criação de oportunidades para as crianças e jovens que mais precisam”, conclui Luís Figo.
Segundo Paulo Vistas, Presidente do município de Oeiras, “Este é um projeto que vai realmente acrescentar valor à coesão social de Oeiras, e que extravasa as fronteiras do Município, uma vez que terá seguramente um forte impacto nas crianças e jovens deste Concelho e dos Concelhos vizinhos. É uma honra para nós termos a confiança não apenas da Fundação Luís Figo, mas do próprio Luís, que é uma figura internacional e uma referência para muitos dos nossos jovens, e que acreditou no Município de Oeiras. A partir de hoje, e após a assinatura deste protocolo, estamos em condições de, em conjunto, transformarmos este espaço, adaptando-o às suas novas funções”, reforçou.
Por seu lado, André Rica, Presidente da EMDIIP, referiu que “encontrou eco de missão na Fundação Luís Figo, o que nos permitiu chegar mais longe no cumprimento do nosso objetivo: o bem estar das famílias e das suas crianças e jovens. O Presidente da Câmara de Oeiras soube acreditar em novas respostas para problemas antigos, enquanto a Fundação Luís Figo saltou do banco, vestiu a camisola e permitiu-nos concretizar este projeto”.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo