edição digital

Governo lança aplicação que localiza portugueses em qualquer parte do mundo

26/01/17 COMUNIDADES Imagem

Basta descarregar a aplicação 'registo viajante' e assim ficar identificado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em qualquer ponto do mundo

A partir de agora viajar pelo mundo tornou-se bastante mais fácil e sobretudo seguro. Basta ir à internet e descarregar a aplicação REGISTO VIAJANTE e assim ficar identificado pela Secretaria de Estado das Comunidades em qualquer ponto do mundo onde se encontre. A aplicação funciona assim uma espécie de “112 internacional” que além de dizer às autoridades onde se encontra, ainda lhe permite enviar mensagens com pedidos de apoio diverso (ver infografia em baixo).
Esta é uma inovação criada a pensar primordialmente naqueles que estão em viagem de turismo, profissionais ou académicas, que na maior parte das vezes não contatam os serviços consulares pela própria natureza da curta duração das suas viagens.

Aplicação para situações de emergência
Os viajantes podem ativar a aplicação em situação de emergência, como “uma catástrofe, acidentes rodoviários ou ferroviários, atentados terroristas ou situações de insegurança”, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na apresentação da aplicação, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
A nova aplicação está disponível para Android e iOS e é gratuita. Ao entrar o utilizador apenas apenas tem de registar os dados que o identificam para dispor de toda a informação do site da Secretaria de Estado das Comunidades, sobre os diversos países e territórios para onde se poderá deslocar.
O ministro referiu que esta é uma forma adicional de contacto de portugueses com as autoridades nacionais e que o Gabinete de Emergência Consular (GEC) porque as restantes formas de contacto, através de linhas telefónicas e correio eletrónico são para manter. Por seu turno o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que o Governo está também a estudar o reforço deste gabinete.
“A maior parte dos portugueses em mobilidade não se encontram inscritos nos serviços consulares, porque têm uma mobilidade que é muito limitada no tempo”, afirmou José Luis Carneiro.

Informações na hora sobre países visitados
A nova aplicação, contudo, tem ainda outra funcionalidade permitindo a quem viaja preparar a sua viagem, informando-se sobre o país de destino e as ocorrências que poderá vir a encontrar com base nos alertas emitidos pelo governo português, relativos a questões de segurança e saúde.
Para enfatizar a importância da nova aplicação, José Luis Carneiro, disse aos presentes que só no ano de 2016 registaram-se 85 ocorrências extraordinárias em 39 países diferentes, com especial destaque para os 28 atentados terroristas, sete acidentes rodoviários, 6 sismos e três tempestades tropicais. Daqui resultaram 10 mortos e 31 feridos.
Para o Secretário de Estado das Comunidades, em situações de emergência, “a primeira pergunta é saber se há ou não portugueses nestes locais” e com esta aplicação facilita-se o trabalho das autoridades nacionais, porque “é muito difícil determinar a existência de portugueses”, até por restrições impostas pelas autoridades locais, disse.
Por outro lado, explicou José Luís Carneiro, uma vez identificados os portugueses nestas situações, pretende-se “mobilizar, de forma mais célere, o apoio e a proteção consulares” e também “um conjunto de informações para as autoridades do país de acolhimento, que muitas vezes têm muitas dificuldades em identificar a nacionalidade das vítimas”.

Principais quadros interativos da aplicação
Depois de descarregar a aplicação, estará no seu smartphone um simbolo bastante visível da ‘registo viajante’, para usar facilmente em qualquer local. Depois de iniciar a aplicação o primeiro ecran pede-lhe que faça o respetivo registo e a entrada exige o seu email e respetiva password.
Depois ao começar a navegar recebe logo as primeiras mensagens com informações que podem ser muito importantes para quem viaja. Uma das funcionalidades é a imagem gráfica da rede diplomática portuguesa, à qual o viajante pode aceder por simples clique no ecran...
Um ecran especial permite que o viajante envie uma mensagem com um qualquer pedido de urgência, que será prontamente atendido pela nossa rede de apoio.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo