edição digital

Se for viajar para o Brasil vacine-se contra a febre-amarela

25/01/17 ATUALIDADE Imagem

Em causa está o surto que atinge os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia e o Distrito Federal tendo já causado mais de 80 mortes

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) está a recomendar aos portugueses que pretendem viajar para o Brasil, que se vacinem contra a febre-amarela. Em causa está o surto que atinge maioritariamente o estado de Minas Gerais, mas houve já notificações nos estados de também em Espírito Santo, São Paulo (na região Sudeste, onde se localiza também Minas Gerais) e Bahia (região Nordeste).
Até terça-feira, dia 24, o Ministério de Saúde brasileiro tinha registados 421 casos suspeitos de febre-amarela, com 87 mortes naqueles quatro estados e ainda no Distrito Federal. Do total, 357 permaneciam em investigação, 63 foram confirmados e um descartado. “Das 87 mortes notificadas, 34 foram confirmadas e 53 permanecem em investigação”, informa o Ministério da Saúde brasileiro.
“Neste momento, em que temos notícia de um surto de febre-amarela, pelo menos por enquanto no estado de Minas Gerais, e que não sabemos qual a dinâmica deste surto e até que ponto isto vai ficar limitado por ali ou não, claramente uma ida ao Brasil tem toda a justificação para a pessoa fazer uma vacina contra a febre-amarela”, alertou no passado sábado o diretor clínico da Consulta do Viajante do IHMT, Carlos Araújo.
Na consulta de Medicina do Viajante do IHMT, as pessoas poderão obter informação sobre os riscos de saúde relacionados com as viagens e aconselhamento médico orientado para as precauções a ter antes, durante e após a viagem, revela uma nota divulgada pelo Instituto. A vacinação só é administrada aos viajantes que realizam a consulta - que deve ter lugar de preferência quatro a oito semanas antes da data da partida. Os interessados devem levar o boletim de vacinas e a listagem da medicação regular, assim como qualquer documentação médica relevante.
A consulta pode ser marcada por email em medicina.viagens@ihmt.unl.pt, ou ainda pelo telefone (+351) 213652630. Ao marcá-la, o utente deve indicar o nome, contacto telefónico direto, destino e data da viagem, especificando ainda a data pretendida para a consulta. O atendimento faz-se no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Rua da Junqueira, 100, Lisboa), de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 15h às 17h30, e aos sábadoa, das 9h às 12h30.
A vacina contra a febre-amarela era renovada de 10 em 10 anos, mas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelecidas julho de 2016, determinaram que a vacina passasse a ser dada apenas uma vez, imunizando, à partida, a pessoa para toda a vida.
O Ministério da Saúde do Brasil distribuiu já este mês, 650 mil doses da vacina de febre-amarela para todo o país, como parte da rotina de abastecimento do seu Calendário Nacional de Vacinação. “Além das doses de rotina, foram enviadas, neste ano, um total de 4,6 milhões de doses extras para implementar as estratégias de vacina aos quatro estados com registros da doença e ao Distrito Federal”, informa uma nota daquele ministério, divulgada no portal da Fundação Oswaldo Cruz, onde se refere ainda que o “estoque disponível no Ministério da Saúde é suficiente para atender a demanda do momento”.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo