edição digital

Este símbolo das gentes do mar de Peniche vai ser recuperado

25/01/17 REGIONAL Imagem

Construído em 1913, participou em várias operações de salvamento a embarcações náufragas. Estava há anos a degradar-se, na Fortaleza de Peniche

A Capitania do Porto e a estação salva-vidas de Peniche, juntaram esforços com os serviços municipais da Câmara Municipal e, com o apoio de uma equipa do Museu de Marinha retiraram do interior da Fortaleza de Peniche um pequeno barco salva-vidas que faz parte da história de Peniche mas estava há anos a degradar-se.
Na segunda-feira, 23 de janeiro, a equipa fez “a movimentação de uma peça museológica do município de Peniche, a antiga embarcação salva-vidas ‘Peniche’, da Fortaleza de Peniche para o hangar da atual estação salva-vidas de Peniche, no Cais da Ribeira”, informa uma nota divulgada pela Autoridade Marítima Nacional.
Bastante deteriorado, vai ser alvo agora de trabalhos de recuperação, que são agora possíveis graças à assinatura de um protocolo de cooperação, em agosto de 2016, entre a Câmara Municipal de Peniche e a Direção-geral de Autoridade Marítima. O restauro “visa a reabilitação e recuperação desta emblemática embarcação, para posteriormente lhe ser atribuído um local digno de destaque na cidade de Peniche, sendo motivo de atração turística”, informa ainda a Autoridade Marítima Nacional.
Na assinatura do protocolo, para além do presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, e do, na altura Diretor-geral da Autoridade Marítima, almirante António Silva Ribeiro, esteve presente o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.
O ‘Peniche’, um salva-vidas de casco trincado, terá sido construído em 1913 e participou em várias operações de salvamento a embarfcações náufragas. Entre estas, estão as realizadas em junho de 1931, à chalupa francesa ‘Try-Mor’ e em outubro do mesmo ao vapor também francês ‘Henry Mory’. Em 1942 foi usado na peração de salvamento do lancha portuguesa ‘Maria Luísa’ e um ano depois no resgate do vapor espanhol ‘Fernando Ybarra’. Vinte anos depois, em outubro de 1962, resgatou o iate inglês ‘For Frida’ e em janeiro de 1963 o vapor português ‘João Diogo’. Adelino Leitão, António Leitão, José Pedreira e Domingos Canha foram os mestres desta embarcação.
Depois de 1963 foi enviado para Paço de Arcos, concelho de Oeiras, tendo regressado a Peniche em 1981. Foi doado ao ao então presiente da Câmara, Luís de Almeida, que, por altura das festas de N. Srª do Mar o colocou numa zona centrar da cidade. Nos últimos anos, barco estava colocado no Pátio da Cisterna, na Fortaleza de Peniche, num espaço aberto que contribuiu para a sua degradação.
Depois das obras de restauro, aquele “símbolo histórico para as gentes do mar de Peniche” deverá voltar a ser colocado num local de destaque da cidade, à vista de todos.

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo