edição digital

Vem aí uma vaga de frio com as temperaturas a descer entre 4 e 9 graus

17/01/17 ATUALIDADE Imagem

São 18 os distritos do continente vão estar sob ‘aviso Amarelo’, devido aos valores baixos das temperaturas mínima. É necessária uma atenção redobrada às medidas contra a a exposição ao frio intenso, principalmente junto de crianças e idosos.

A partir da noite de terça para quarta-feira, as temperaturas vão descer entre 4 e 9 graus Celcius em Portugal continental devido a uma massa de ar continental mais fria e seca, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Especificamente entre as 00h00 de quarta-feira e as 6h00 de quinta-feira, serão 18 os distritos do continente vão estar sob ‘aviso Amarelo’ devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
“A partir de dia 18, prevê-se uma situação de tempo frio em Portugal continental, devido à ação conjunta de um anticiclone localizado a leste das Ilhas Britânicas e de uma depressão centrada sobre o Mediterrâneo, com expressão em altitude, e em deslocamento para oeste. A massa de ar frio e seco transportada nesta circulação dará origem a uma descida dos valores da temperatura do ar (máxima e mínima)”, informa uma nota divulgada pelo IPMA.
Segundo o mesmo organismo, a temperatura mínima deverá variar entre -1º e 4ºC no litoral e entre -1 a -5ºC nas regiões do interior, podendo chegar a valores entre -5 e -10ºC nas terras altas do interior Norte e Centro. Já a temperatura máxima não deverá ultrapassar 8º a 12ºC no litoral oeste e no interior Sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12º a 14ºC) e inferior nas regiões do interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5º a 8ºC.
O IPMA também prevê a formação de geada, em especial nas regiões do interior, e vento moderado a forte predominando de nordeste, sobretudo no dia 18. “Nos próximos dias é expectável um aumento do desconforto térmico associado às baixas temperaturas e ao aumento da intensidade do vento”, completa.

Cuidados a ter
A diminuição da temperatura trará mais frio até ao próximo sábado, dia 21 de janeiro. Nas terras altas, aliado ao aumento do frio, o vento soprará mais intenso, o que acentuará o desconforto térmico sentido pela população.
Perante o cenário, o Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para potenciais situações de perigo, como intoxicações por inalação de gases de com lareiras e braseiras, devido a inadequada ventilação das casas, incêndios em habitações em consequência de uma má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos e formações de gelo em troços de estradas onde o sol não incide. A ANPC pede ainda especial atenção “com os grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”.
Como medidas de prevenção e autoproteção, recorda que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; o uso de várias camadas de roupa adaptada à temperatura ambiente; a proteção das extremidades do corpo, usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol; a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor; uma especial atenção com a proteção de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade ao ar livre; evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar. A ANPC pede ainda à população uma “especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas ou em condição de maior isolamento.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) ativou a 1 de novembro o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, Inverno & Saúde, que se manterá em vigor até 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, “nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular”. A DGS disponibiliza semanalmente informação sobre temperaturas observadas e indicadores de saúde no Portal do SNS, em https://www.sns.gov.pt/.

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo