edição digital

EDP investe em energia solar no concelho de Montalegre

13/01/17 REGIONAL Imagem

A EDP - Energias de Portugal instalou na barragem do Alto Rabagão, também conhecida como Barragem dos Pisões, um conjunto de painéis solares flutuantes

É apresentado pela autarquia local como um “investimento inédito no concelho de Montalegre”. A EDP - Energias de Portugal instalou na barragem do Alto Rabagão, um conjunto de painéis solares flutuantes. “Uma aposta pioneira da empresa no aproveitamento das fontes de energia existentes no município. Sublinhe-se que a energia solar é uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar”, destaca uma nota divulgada pelo executivo autárquico.
Os paineis solares produzem uma forma de energia limpa, renovável e amiga do ambiente e a autarquia defende que “apesar de um elevado investimento inicial, os custos operacionais são baixos”. “As centrais de conversão de energia solar fotovoltaica podem operar durante anos com pouca manutenção. Só é necessário manter os painéis limpos de poeiras que impeçam a absorção da luz solar pelo painel”, acrescenta.
O presidente da Câmara Municipal de Montalegre afirma que se trata de um “investimento inédito em Portugal” mas já “em grande expansão no Norte da Europa”. Para Orlando Alves, a instalação dos painéis na barragem vai proporcionar “um choque térmico” que “possibilita uma maior produção do que é habitual” em estruturas terrestres. O autarca acentua que a experiência “está a ser um sucesso” e é um “excelente exemplo de boas práticas ambientais tão necessárias hoje em dia”. O executivo autárquio refere ainda que a estrutura de painéis solares flutuantes, colocada na barragem do Alto Rabagão, será inaugurada brevemente.
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. São compostos por células solares que captam em geral a luz do Sol e são, por vezes chamadas de células fotovoltaicas – já que criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz, seja do Sol ou da casa. As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo