edição digital

EDP investe em energia solar no concelho de Montalegre

13/01/17 REGIONAL Imagem

A EDP - Energias de Portugal instalou na barragem do Alto Rabagão, também conhecida como Barragem dos Pisões, um conjunto de painéis solares flutuantes

É apresentado pela autarquia local como um “investimento inédito no concelho de Montalegre”. A EDP - Energias de Portugal instalou na barragem do Alto Rabagão, um conjunto de painéis solares flutuantes. “Uma aposta pioneira da empresa no aproveitamento das fontes de energia existentes no município. Sublinhe-se que a energia solar é uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar”, destaca uma nota divulgada pelo executivo autárquico.
Os paineis solares produzem uma forma de energia limpa, renovável e amiga do ambiente e a autarquia defende que “apesar de um elevado investimento inicial, os custos operacionais são baixos”. “As centrais de conversão de energia solar fotovoltaica podem operar durante anos com pouca manutenção. Só é necessário manter os painéis limpos de poeiras que impeçam a absorção da luz solar pelo painel”, acrescenta.
O presidente da Câmara Municipal de Montalegre afirma que se trata de um “investimento inédito em Portugal” mas já “em grande expansão no Norte da Europa”. Para Orlando Alves, a instalação dos painéis na barragem vai proporcionar “um choque térmico” que “possibilita uma maior produção do que é habitual” em estruturas terrestres. O autarca acentua que a experiência “está a ser um sucesso” e é um “excelente exemplo de boas práticas ambientais tão necessárias hoje em dia”. O executivo autárquio refere ainda que a estrutura de painéis solares flutuantes, colocada na barragem do Alto Rabagão, será inaugurada brevemente.
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. São compostos por células solares que captam em geral a luz do Sol e são, por vezes chamadas de células fotovoltaicas – já que criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz, seja do Sol ou da casa. As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo