edição digital

Um milhão de euros para compensar suspensão da pesca da sardinha

10/01/17 ECONOMIA Imagem

O Ministério concedeu um apoio no montante de 1920 euros por pescador, no período máximo de dois meses, e aos armadores um montante equivalente à estimativa da perda de rendimento

O Ministério do Mar pagou um milhão de euros de apoio a pescadores e armadores de 46 embarcações. Foi a primeira fatia de apoio público às suspensões temporárias na pesca da sardinha e do lagostim. Segundo uma nota divulgada pelo gabinete da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o apoio foi atribuído a 30 de dezembro, através do Programa Operacional Mar 2020, e corresponde “à primeira fatia de apoio público às cessações temporárias na pesca da sardinha e crustáceos”.
O Ministério concedeu um apoio no montante de 1920 euros por pescador, no período máximo de dois meses, e aos armadores um montante equivalente à estimativa da perda de rendimento, valores definidos numa portaria assinada pela Ministra do Mar a 31 de outubro de 2016. “São elegíveis nesta medida de apoio os proprietários das embarcações da pesca do cerco com descargas de sardinha em pelo menos 5% do total do pescado descarregado nos últimos três anos, e os pescadores que trabalharam a bordo da embarcação abrangida pela cessação temporária durante pelo menos 120 dias nos dois anos civis anteriores à data de apresentação do pedido”, informa a nota divulgada pelo Ministério do Mar.
O período de paragem pode ser escolhido pelo armador entre 1 de novembro de 2016 e 3 de março de 2017. A maioria das embarcações abrangidas optaram por recorrer à cessação temporária nos meses de janeiro e fevereiro. No lagostim a cessação temporária ocorreu em outubro e também se enquadrou na medida de gestão desta espécie.
A paragem temporária da sardinha coincide com o período de recuperação da espécie, com os fundos comunitários do MAR 2020 também a aplicarem-se na vertente social e de apoio aos pescadores.
A mesma nota informa ainda que as candidaturas “em controlo administrativo pelo IFAP no final do mês de dezembro” estão previstas ser pagas “até ao final do corrente mês de janeiro”.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo