edição digital

Alunos de português receberam diplomas no Consulado de Portugal em Lyon

28/12/16 COMUNIDADES Imagem

A Associação Portuguesa de Montluel (A.P.M.E.) organizou pelo segundo ano consecutivo uma cerimónia oficial de atribuição de diplomas aos seus alunos lusodescendentes do curso de português. Foram laureados 32 alunos que se fizeram acompanhar pelos seus familiares. A cerimónia aconteceu no Consulado de Portugal em Lyon.

A cerimónia foi presidida pela Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Maria de Fátima Mendes e reuniu mais de uma centena de amigos e familiares dos alunos.
A Coordenadora de ensino português em França, Adelaide Cristóvão, não podendo estar presente enviou um discurso lido pela Cônsul-geral em que sublinhou a importância da Língua Portuguesa no mundo.
As professoras Nair Ferreira, Filomena Roças e Catarina Martins também estiveram presentes para homenagear os 32 alunos laureados com os diplomas de Língua Portuguesa no ano de 2016.
Os alunos diplomados são de níveis diferentes, do A1 até o C1. Este ano destacam-se dois alunos da região que obtiveram a certificação C1 no centro de exames de Montluel.
Muitas foram as personalidades que não faltaram ao evento, Manuel Cardia Lima, Conselheiro das Comunidades pelo círculo de Lyon e presidente da Federação das Associações Portuguesas de Rhône-Alpes, bem como, o presidente da câmara municipal de Montluel, Daubié Romain que, em colaboração com a associação, fez todos os esforços na disponibilização de uma sala de aula para o centro de exames, marcaram presença.
Não podiam deixar de ter estado presentes também o presidente da Associação Portuguesa de Montluel, Philipe Marques e o vice-presidente, João Paulo Da Silva, bem como a dinamizadora deste projeto, Maria do Céu de Barros Da Silva, secretária da associação e mediadora entre os pais, associação e embaixada em Paris para o ensino da língua portuguesa em França.
Viveram-se momentos de muita emoção e orgulho entre os pais e os alunos, bem como entre as personalidades presentes, num dia, onde acima de tudo se valorizou a Língua Portuguesa no estrangeiro.
A cerimónia terminou com um brinde de amizade com vinho branco e pasteis de bacalhau, “sem esquecer os chocolates, tudo com o gostinho de Portugal” referiu ao ‘Mundo Português’ Maria do Céu Da Silva sem esquecer que mais uma vez será recordado “com um sabor particular, este ano, por sermos campeões da Europa em futebol, orgulho de muitos Lusodescendentes”.
É o segundo ano consecutivo em que é organizada esta cerimónia e mais uma vez foi um sucesso, “ foi uma linda cerimónia com muita emoção e honra, tanto da parte dos pais como dos alunos e professores” referiu Maria do Céu. “De ano para ano nota-se um crescimento de alunos a procurar o Português e aqui, os pais e a associação só desejam que as entidades competentes façam tudo para valorizar a nossa língua materna e a nossa cultura, justamente através do ensino da nossa língua no estrangeiro”, alerta a secretária da A.P.M.E. .
Ficam aqui desde já o nossos parabéns aos pais e aos alunos laureados na vontade de que esta associação possa continuar a trilhar o seu caminho na valorização da língua portuguesa e que os alunos venham a frequentar as aulas em cada vez maior número.
Montluel é reconhecida por centenas de peregrinos de toda a França que em Maio marcam presença para homenagear Nossa Senhora de Fátima. Os peregrinos deslocaram-se de várias regiões de França e unidos pela fé percorrem as ruas da vila francesa numa procissão em homenagem à Senhora de Fátima. Situada a dois quilómetros de Lyon, a vila de Montluel acolhe esta grande festa da comunidade portuguesa organizada pela Associação Portuguesa de Montluel.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo