edição digital

Paris expõe um século de branco e azul na faiança portuguesa

08/12/16 CULTURA Imagem

A exposição foi realizada para festejar a entrada, em novembro, de um quadro de Josefa de Óbidos no Louvre, em Paris

A exposição tem por nome ‘Un siècle en blanc et bleu - Les arts du feu dans le Portugal du XVIIe siècle’ (‘Um século a branco e azul - As artes do fogo em Portugal no século XVII’). É fruto de uma parceria entre Philippe Mendes, proprietário da Galeria Mendes, e Mário Roque, da galeria São Roque, em Lisboa, e pretende mostrar um pouco da “alma portuguesa”.
A mostra, que pode ser visitada até 30 de janeiro do próximo ano, tem como objetivo dar a conhecer a faiança portuguesa da primeira metade do século XVII, quando o fascínio dos oleiros portugueses pelas porcelanas chinesas, que chegavam a Lisboa nas naus do Oriente, os levou a imitar a porcelana oriental e a criar as primeiras “chinoiseries” na Europa, rapidamente exportadas para o resto do continente.
Mas foi realizada também para festejar a entrada de um quadro de Josefa de Óbidos, no Louvre a 24 de novembro. A pintura foi arrematada por Philippe Mendes num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, EUA, e doada ao museu francês.

60 obras em exposição
A mostra sobre a cerâmica portuguesa pretende dar a conhecer ao público em França, uma produção com muita qualidade artística. “É uma cerâmica que dá muito prazer, feita para o prazer, para o luxo, para o aparato e, finalmente, isto traduz de uma certa maneira o que é a alma portuguesa também”, destacou Philipe Mendes. São cerca de 60 obras, entre jarras, garrafas, taças, potes, mangas de farmácia, pratos de aparato e painéis de azulejos, essencialmente da primeira metade do século XVII.

Josefa de Óbidos no Louvre
No dia 24 de novembro, o quadro ‘Maria Madalena confortada pelos Anjos’, de Josefa de Óbidos (1630-1684), foi afixado numa das salas do Louvre, ao lado de uma natureza morta do pai da artista, Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), e de um quadro do espanhol Francisco de Zurbarán, numa pequena sala onde também está uma obra de Diego Velasquez, junto à longa galeria de pintura espanhola.
“Hoje, dia 24, é um grande dia para a cultura portuguesa. O Museu do Louvre, um dos mais conhecidos e prestigiados do mundo, vai inaugurar uma sala de arte portuguesa, que inclui obras de Josefa de Óbidos, Domingos Sequeira e Baltazar Gomes Figueira. Alguns desses quadros já faziam parte da coleção, outros foram entretanto doados ao museu e estão agora reunidas as condições para autonomizar as pinturas portuguesas num espaço próprio”, congratulou-se na altura o presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda “trata-se de um ato de justiça, porque a arte antiga portuguesa merece este destaque no contexto europeu”.

Un siècle en blanc et bleu - Les arts du feu dans le Portugal du XVIIe siècle
Até 30 de janeiro de 2017
Galeria Mendes
36, rue de Penthièvre, Paris
A galeria está aberta à segunda-feira, das 14h às 19h, e de terça a sexta-feira, das 11h às 19h. Aos sábados abre com hora marcada.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo