edição digital

A Amizade juntou os portugueses em Munique

02/12/16 COMUNIDADES Imagem

A Festa da Amizade juntou os portugueses em Munique. E não foram apenas os que vivem naquela grande cidade alemã que se deslocaram ao Restaurante Portugal. No dia 26 de novembro, compatriotas emigrados e suas famílias que vivem em outras cidades da Alemanha e ainda um grupo vindo da Suíça, juntaram-se a portugueses residentes em Munique para, durante algumas horas, “regressarem” ao seu Portugal e sentirem-se um pouco mais próximos das suas terras e da sua cultura.

Numa organização da Benji’s Concertos, do Restaurante Portugal, ambos e Munique, e da Associação Marias Corações de Portugal, de Mainz, aquela festa portuguesa começou às 19h30 e prolongou-se até ao início da madrugada. Para além da gastronomia lusa, os concertos de Carlos da Silva e de Jorge Guerreiro e as eleições da Miss Top Model Internacional 2016 e da Miss Comunidades Internacional 2016, fizeram daquela, uma noite inesquecível. “Aqui em Munique não havia estas festas e, com o apoio do Restaurante Portugal, conseguimos organizá-las. É uma forma de juntar a nossa comunidade”, explicou Benjamim da Silva, da Benji’s Concertos, responsável por levar àquela cidade alemã, alguns dos mais conhecidos cantores da música ligeira portuguesa.
Em declarações ao ‘Mundo Português antes do evento, Benjamim da Silva, natural de Barcelos e emigrante em Munique desde 1989, explicou que é com especial alegria que organiza, juntamente com Manuel Monteiro, do Restaurante Portugal, estes concertos. “Estou a fazer a Festa da Amizade porque acho importante haver eventos que juntem os portugueses. Com a ajuda do Restaurante Portugal temos conseguido realizar algumas festas e concertos de artistas portugueses. Isso dá vontade de seguir em frente, embora às vezes não seja fácil”, assegurava o responsável da Benji’s Concertos, que já levou a Munique artistas como José Malhoa, José Alberto Reis, José Amaro, Lourenço, entre outros. E confessava o sonho de fazer um dia “um evento com ranchos folclóricos e musica à desgarrada” e de levar “o Tony Carreira a Munique”.
Para Manuel Monteiro, estes eventos têm também um sabor especial. E o facto do restaurante ter vários ambientes e muito espaço, foi fundamental para que possam ser realizados. “Quis fazer algo para chamar os portugueses e também os alemães. Os portugueses que vivem em Munique não saem muito, no máximo vão passear ao centro antigo da cidade. E não temos aqui nenhuma associação, então lembrei-me de fazer deste restaurante um ponto de encontro. E eles gostaram e começaram a vir. Já vieram aqui conterrâneos que nunca tinham ido a restaurantes”, revela.
E o Restaurante Portugal acabou por se tornar também uma espécie de associação dos portugueses em Munique. “Quando há estas festas e concertos, os portugueses gostam, porque passam bons momentos, dançam quando é possível e recordam Portugal”, explica o empresário, revelando que muita gente que por ali passa, admira-se por ser um restaurante português. “E quando descobrem o que se serve, principalmente os pratos de peixe, ficam contentes”, acrescenta.
Contente ficou, aliás, o próprio Manuel Monteiro. Isto porque a Festa da Amizade pretendeu ser uma homenagem de Benjamim da Silva e dos portugueses da cidade, ao proprietário do restaurante. “Esta festa foi organizada para si, para retribuirmos o carinho que tem por nós e por permitir juntar a comunidade neste espaço”, referiu Libânia da Silva, antes de chamar o homenageado ao palco. Benjamim da Silva ainda surpreendeu o empresário com uma gravação de várias mensagens enviadas por grande parte dos cantores que já apresentaram no restaurante, entre os quais Toy, José Malhoa e José Amaro.

Um desfile de beleza
Antes da atuação dos cantores, apresentaram-se as candidatas a misses, em desfiles organizados pela Associação Marias Corações de Portugal, liderada por Maria do Céu Kosemund. Às luso-alemãs Joana Soares, Raquel Moreira, Sofia Lopes, Jaqueline Ferreira da Silva e Vera Sousa, juntaram-se as luso-suíças Eva Rego e Diana Sousa. E foi Diana Sousa quem foi coroada Miss Top Model internacional 2016, enquanto Eva Rego fi eleita Miss Comunidades Internacionais 2016. A faixa de Miss Simpatia foi entregue a Joana Soares e Jaqueline Ferreira da Silva foi eleita Miss Fotogenia.
“Nas comunidades onde vou, vejo que os jovens estão a perder a ligação à nossa cultura, a ligação às suas comunidades, e os concursos de misses são um pequeno contributo. Os jovens gostam de prestigiar estes concursos e ao virem, participam em momentos, em eventos que reúnem a comunidade portuguesa”, explica Maria do Céu Kosemund. Pode parecer que não, mas isto junta, une mais os jovens”, revela ainda, sublinhando que nestes eventos, para além de se aproximaram da comunidade, acabam por falar português. “Aliás, as candidatas a misses têm que saber falar português para poderem concorrer”, revela ainda.
Terminado o desfile e enquanto não se conhecia as vencedoras, a plateia foi animada pelos espetáculos musicais. Carlos da Silva, cantor português radicado no Luxemburgo abriu o concerto e levantou a plateia com canções onde a alegria esteve sempre presente.
Depois, foi a vez de Jorge Guerreiro levantar o público com temas bastante conhecidos e músicas do ‘Dança Comigo’, o seu quarto álbum de originais lançado recentemente. O cantor tem uma carreira firmada no mundo da música e um público fiel que o acompanha nos espetáculos. É o caso de Laura Guerra, residente na Suíça, que se deslocou a Munique com um grupo de amigos do fã club do cantor. Carlos Azoia e Ivone Casevel, residentes em Munique, também não perderam a oportunidade de participar na festa da Amizade. Naturais de Santarém e há 22 na Alemanha, aproveitam estes eventos para matar as saudade de Portugal. Trabalhador da construção civil, Carlos espera voltar a Portugal quando se reformar. “Sou um português que está fora, mas Portugal está sempre no meu coração. O meu portugal é o país que me faz correr as lágrimas”, confessou...
Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo