edição digital

No sul de Londres vai surgir uma Escola Anglo-Portuguesa

24/11/16 COMUNIDADES Imagem

A primeira escola bilingue português-inglês do Reino Unido é o resultado de quatro anos de trabalho de uma equipa liderada pela coordenadora do Ensino Português do Camões, I.P. no Reino Unido, em conjunto com vários parceiros locais, e com o apoio da Embaixada de Portugal em Londres.

A 16 de setembro deste ano, o Departamento da Educação inglês (DfE) aprovava a criação da Anglo-Portuguese School of London (Escola Anglo-Portuguesa de Londres). A primeira escola bilingue português-inglês do Reino Unido é o resultado de quatro anos de trabalho de uma equipa liderada pela coordenadora do Ensino Português do Camões, I.P. no Reino Unido, Regina Duarte, em conjunto com vários parceiros locais, e com o apoio da Embaixada de Portugal em Londres.
Da ideia original lançada em 2012 até à aprovação por parte do DfE, houve muito trabalho, já que foi preciso alterar e melhorar muitos aspetos, num processo em que a futura Anglo-Portuguese School of London competiu com “grandes grupos educativos”, como explica Regina Duarte.
“Comecei a trabalhar no projeto em 2012, com uma equipa mais reduzida de pessoas minhas amigas, ligadas à educação, que me ajudaram a lançar as bases do projeto. Submetemos a proposta a uma primeira avaliação do DfE em 2013. Nessa altura, o projeto da escola bilingue foi considerado interessante, mas existiam ainda aspetos a melhorar para conseguir a aprovação e o financiamento daquele Departamento” recorda a coordenadora do EPE no Reino Unido.
Profissionais com experiência de trabalho em escolas inglesas passaram a integrar a equipa, com o intuito de dar garantias ao DfE de que os responsáveis pelo projeto seriam capazes de abrir uma escola adequada ao sistema educativo inglês.
O apoio de uma consultora profissional e de um grupo educativo, o Talent Group, permitiram aos mesmos responsáveis trabalhar de uma forma mais competitiva. “A candidatura que fizemos foi sempre em competição com grandes grupos educativos com muitas escolas já abertas e com provas dadas. Nós concorremos para a nossa primeira escola e éramos um grupo desconhecido”, sublinha Regina Duarte, que se mantém à frente do grupo de trabalho, em representação do Camões, I.P. e da Embaixada, numa equipa que conta com diferentes profissionais como diretores de outras escolas, gestores de projeto e financeiros e elementos da comunidade inglesa e portuguesa, entre outros.
O facto de ser uma escola bilingue fará toda a diferença, já que o português não será apenas mais uma língua estrangeira a integrar um currículo escolar: na Anglo-Portuguese School of London será uma língua de aprendizagem de outras disciplinas do currículo. “Em termos de estatuto formal do português como língua internacional, é muito importante. Assume-se a legitimidade do português como língua de escolarização no Reino Unido, o que é um grande avanço”, congratula-se Regina Duarte, que refere ainda outo fator importante: os alunos crescerão bilingues, “com proficiência nativa nas duas línguas, dado que estarão no dia a dia num contexto de imersão, em que a língua é falada também fora das aulas, e em várias disciplinas”.
O projeto está agora numa fase de pré-abertura, que inclui a procura de um edifício adequado e a elaboração dos planos curriculares. Seguir-se-á a contratação do diretor da escola, “que no sistema inglês tem uma importância determinante nos resultados e no dia a dia da escola”, destaca a coordenadora, revelando ainda que a equipa gostaria de ter a escola aberta “em 2018”. “Mas estamos dependentes do local que encontrarmos e das condições em que estiver. Pode precisar apenas de pequenas obras ou de reconstrução total, ainda não sabemos”, explica.
Certo é que a escola ficará implantada na zona Sul de Londres e oferecerá duas turmas por ano, do pré-escolar ao sexto ano de escolaridade. Mais informação em: http://angloportugueseschool.org/

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo