edição digital

Parlamento debate projetos que querem maior relação cultural entre Portugal e Brasil

11/02/16 COMUNIDADES Imagem

São debatidos hoje na Assembleia da República, a partir das 15 horas, dois projectos de resolução que defendem um aumento da cooperação entre Portugal e o Brasil, nos campos da língua portuguesa e da cultura.

Os projectos são apresentados pelo PSD e pelo CDS-PP e ambos partem do desaparecimento do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, Brasil - destruído por um incêndio a 21 de dezembro último - para defender o lançamento de iniciativas que contribuam para a dinamização da relação cultural entre os dois países.

PSD quer Programa de Promoção Cultural Portuguesa
O projeto do PSD faz quatro recomendações ao governo, entre as quais a criação de uma Escola Portuguesa em São Paulo e de centros culturais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tendo como primeiro subscritor o deputado e anterior secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a proposta é apresentada ainda, entre outros, pelos parlamentares Carlos Páscoa Gonçalves e Carlos Gonçalves. Os três deputados foram eleitos pelos círculos da Emigração.
Os sociais-democratas referem que “o recente incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo veio salientar a importância da nossa relação cultural com o Brasil, enquanto maior país do universo da Lusofonia e da CPLP” e defendem, por isso, “medidas concretas que promovam a relação cultural” entre os dois países. Propõem assim, o lançamento de um Programa Cultural “de significativa dimensão que torne ainda mais evidente a nossa presença no Brasil”.
No projeto a ser debatido hoje, o PSD recomenda “a rápida criação da Escola Portuguesa de São Paulo, a exemplo do que se tem vindo a verificar noutras cidades capitais de países lusófonos”, e ainda “a criação dos centros culturais portugueses do Rio de Janeiro e de São Paulo”, espaços a sere criados em articulação com as autoridades locais e instituições comunitárias.
Defende ainda a elaboração de um Programa de Promoção Cultural Portuguesa no Brasil que envolva instituições criadas pala comunidade portuguesa naquele país, como o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, a Casa de Portugal de São Paulo, o Gabinete Português de Leitura da Baía, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco e o Grémio Literário de Belém do Pará, entre outras, “que deverão ser especialmente apoiadas para a requalificação do respetivo património arquitetónico e a preservação dos seus acervos culturais”.
Por último, o projeto social-democrata pretende que estas iniciativas sejam financiadas inicialmente “através da afetação de uma percentagem das significativas receitas que os nossos serviços consulares ali recolhem anualmente”.

CDS defende cooperação do Camões, IP na recuperação do Museu
Já o projeto de resolução do CDS-PP recomenda ao Governo o aprofundamento da cooperação entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e as entidades responsáveis pela implantação e manutenção do Museu da Língua Portuguesa, com vista à recuperação daquele espaço museológico e à restituição do seu acervo tecnológico. “O Museu da Língua Portuguesa não era mais um museu, nem era apenas um museu em São Paulo; era o Museu de todos os falantes do Português no Mundo”, refere o documento apresentado pelos deputados Teresa Caeiro, Assunção Cristas  , Nuno Magalhães, Helder Amaral, Telmo Correia e João Pinho de Almeida.
O projeto do CDS-PP apresenta três recomendações, sendo a primeira a intensificação da “cooperação institucional e operacional entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Roberto Marinho e o Governo de São Paulo, na recuperação do Museu da Língua Portuguesa e da restituição do acervo tecnológico”, lê-se no documento.
A bacada do CDS recomenda ainda ao Governo que “no âmbito da discussão da nova visão estratégica global da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”, contribua para “uma revalorização e afirmação da língua portuguesa no quadro internacional”. O partido recorda que em 2016 celebra-se o 20º aniversário da formalização da CPLP, estando actualmente a ser redefinida a ‘Visão Estratégica’ da organização. “O Grupo Parlamentar do CDS-PP entende que a aposta da reconstrução das instalações do museu e do seu acervo constitui um sinal político importante, não só na valorização do património comum imaterial que é a nossa língua, bem como na ampliação da nossa influência no Mundo globalizado”, sublinham no documento.
Por último, os deputados subscritores do projeto de resolução, expressaram “o reconhecimento pelo importantíssimo e continuado papel que a Fundação Roberto Marinho tem desempenhado na divulgação e promoção da língua portuguesa”.

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo